quinta-feira, 23 de julho de 2015

Souflé de Goiabada com Calda de Catupiry

Ano passado fui comemorar meu aniversário no Carlota, da Carla Pernambuco. Sou fã dela! O garçom trouxe o souflé de goiabada com uma velinha. Adriana, minha sobrinha, viu que a Carla estava sentada a uma mesa próxima. Eu tenho vergonha de tudo, não quis ir falar com ela. Adriana chamou o garçom e perguntou: "A Carla pode tirar uma foto com minha tia? Ela é muito fã!" O garçom: "De jeito nenhum! Ela não gosta disso." Ficamos todos muito sem graça. Para nossa surpresa, ele falou com ela, e ela me deu um livro de presente! Inesquecível! Esta receita maravilhosa é famosa e fácil de fazer.

Souflé de Goiabada com Calda de Catupiry


Ingredientes – Souflé
• 425g de goiabada pastosa
• 8 claras
• 1 pitada de sal
Ingredientes – Calda de Catupiry
• 410g queijo catupiry
• 350ml leite
Como Fazer
Souflé

1.Bater as claras em neve (adicionar o sal quando as claras começarem a subir).
2.Aos poucos, juntar a goiabada. Bater até misturar bem.
3.Dividir o souflé em tigelinhas próprias para souflé e levar ao forno para dourar.
Calda
1.Misturar o catupiry e o leite e derreter em banho-maria.
2.Mexer bem.
3.Servir a parte.
***Observação: Caso deseje utilizar goiabada dura, colocar a goiabada picada com um pouco de água em uma panela e levar ao fogo, mexendo sempre, até adquirir consistência pastosa.

Carla, eu e o livro! :)

Frango com batatas-doces

Vi esta receita na revista "Casa e Comida" faz tempo. Ainda não era moda isso de comer frango com batata-doce.. rs rs A leitora Aline Simione que enviou. Achei uma delícia, e sustenta bastante! 


Frango com batatas-doces
Rendimento 6 porções
Tempo de preparo 1 h

Ingredientes
1 kg de peito de frango sem osso e sem pele, cortado em cubos;
1 kg de batatas-doces descascadas, cortadas em cubos;
500 g de linguiça calabresa sem pele, cortada em rodelas;
3 tomates sem pele, cortados em cubos;
1 cebola média cortada em cubinhos bem pequenos;
3 dentes de alho amassados;
1 maço de cheiro-verde picadinho;
1 copo de água;
sal e pimenta-do-reino a gosto;
100 g de queijo parmesão ralado.
Modo de fazer
Refogue o alho com a cebola e o tomate, acrescente o frango e mexa até começar a soltar líquido. Tampe e cozinhe o frango por 5 minutos.
2 Acrescente as batatas-doces, o cheiro-verde e o copo de água. Tampe e deixe cozinhar até as batatas ficarem macias e boa parte do líquido secar (15-20 minutos).
3 Separadamente, frite a calabresa em uma frigideira e reserve.
4 Depois que a maior parte do líquido da batata secar, transfira para um refratário, adicione a calabresa e misture (deixe um pouco de caldo). Cubra com queijo ralado e leve ao forno médio por 10 minutos.


quinta-feira, 9 de julho de 2015

Batata Paillasson

"Que marravilha!" Receita de Claude Troisgros! Quando o ouvi falando o nome, entendi: "Batata palhação", e achei graça. Mas "paillasson" significa "tapete" - acho que é porque as tiras de batata formam uma trama. É como a batata rosti, tradicional. Ótimo acompanhamento para carnes.

Batata Paillasson

Ingredientes;

  • 2 batatas
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de cebola roxa picada (pode fazer com a branca)
  • Salsa picada (a gosto
  • Sal (a gosto)
  • Pimenta-do-reino (a gosto)

Modo de fazer:

Descasque as batatas e rale. Aperte entre as duas mãos para retirar o máximo de água. Misture com cebola e salsa e tempere com sal e pimenta-do-reino.

Numa frigideira teflon, coloque o azeite e esquente. Adicione as batatas e aperte bem. Deixe tostar de um lado por, aproximadamente, dez minutos. Vire e toste o outro lado por mais dez minutos. 

(Eu fiz com uma omeleteira pequena, duas porções em vez de uma, porque é mais fácil virar. Mesmo se não tiver omeleteira, pode usar uma frigideira pequena e fazer duas vezes.)

P.S. Se quiser a receita do filé mignon também, está aqui. (Só não fiz o molho, pois achei muito forte.)


quarta-feira, 8 de julho de 2015

Pizza Frita

Na minha cidade, festa junina tem que ter pizza frita. Aqui em São Paulo há um restaurante que serve umas imensas: o Mistinguett. Só acho que tem recheio demais! Também é chamada de fogazza frita.

Esta receita é de minha irmã, Angela. Vale a pena provar!

Pizza Frita

Massa:

1 copo de leite morno com um pouco de sal
50 g de fermento Fleischmann (fermento para pão)
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
1 ovo
500 g de farinha de trigo

Dissolva o fermento no leite com o açúcar. Acrescente o ovo e a manteiga. Coloque a farinha aos poucos, amassando bem, até desgrudar das mãos. Deixe a massa descansar por 15 a 30 minutos (aproveite para ir preparando o recheio).

Separe a massa em bolinhas e abra com o rolo bem fina. Coloque o recheio, feche (formato retangular) e frite em óleo bem quente.

Recheio:

3 tomates
2 cebolas pequenas
cheiro verde (salsinha e cebolinha)
pimenta do reino
sal
azeite
300 g de presunto
300 g de muçarela


Pique tudo bem miudinho. Coloque o tomate picado em uma peneira, para ir escorrendo. Só coloque o tomate na hora de rechear. Basta misturar tudo.


terça-feira, 7 de julho de 2015

Corn Dog

Outro petisco que amei nos EUA! Os corn dogs são salsichas envoltas em uma massa adocicada de farinha de milho. Lá são vendidos até semiprontos, bastando colocar no forno. Aqui, nem a receita eu encontrava... Lá fui eu procurar uma em inglês. Esta foi a preferida! Hoje em dia já há até no site da Sadia, mas só faço esta:

Corn Dog


1 pacote de salsichas

Massa:

1 ovo batido
¼ xícara de leite
¼ xícara de farinha de milho peneirada
¼ colher de chá de sal
Meia xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de açúcar

1 pitada de pimenta do reino

Ferver as salsichas. Escorrer e deixar secar em papel-toalha. Passar em farinha de trigo (nem sempre passo). Espetar em palitos de churrasco.

Misturar bem os ingredientes da massa. Colocar em um copo longo. A massa não pode ficar muito grossa! Se precisar, coloque mais leite. Mergulhar cada salsicha, girando para a massa grudar nela. Fritar em óleo quente, virando para não queimar.




segunda-feira, 6 de julho de 2015

Bolo de iogurte com geleia de amora

Aqui em São Paulo começou, há algum tempo, a moda das lojas de "bolo de vó", aqueles bem simples. Eu adoro, e já comprei em várias! Uma das primeiras foi a Bolo à Toa, em Pinheiros. Comprei o de iogurte com geleia de amora. Amei! Para minha felicidade, minha sogra encontrou uma receita bem parecida, que passo para vocês agora. Bolo FACÍLIMO de fazer!

Bolo de iogurte com geleia de amora

Ingredientes:  (Pode medir com xícara)

1 copo de iogurte (se não for de 200g, acrescente mais leite, aproveite para dissolver o fermento)
1 copo de óleo
2 copos de açúcar
2 copos de farinha de trigo
4 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó
geleia de amora a gosto para a cobertura (ou de outro sabor)

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto a geleia. Despeje em forma untada (de furo no meio) com óleo e polvilhada com açúcar e canela e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos, ou até que o bolo esteja assado. Espere esfriar, desenforme e jogue a geleia por cima.


*Opção: quando despejar a massa, coloque por cima de tudo, bem na parte central, sem esbarrar nas bordas ou no furo do meio, um pouco de geleia para ficar com algum recheio. Fiz um desenho feinho para explicar isso. (rs) 





Creme Suíço

Mais uma sopa gostosa para o inverno. Provei um creme suíço em algum lugar... E resolvi procurar para fazer em casa. Esta receita é do site SOS Cozinhando


Creme Suíço

Ingredientes
- 2 colheres de sopa de manteiga
- ½ cebola ralada
- 3 colheres de farinha de trigo
- 700 ml de leite
- sal ou tablete de carne ou galinha (Sinceramente, eu procuro evitar esses tabletes.)
- 50 g de queijo ralado
- 100g de muçarela picada
- 50 g de queijo gruyere picado (opcional)
Modo de preparo
Derreta a manteiga e doure a cebola ralada. Acrescente a farinha aos poucos e vá mexendo bem formando uma massinha (base do molho bechamel). Vá colocando o leite bem devagar e incorporando bem para não formar grumos (se errar nesta fase, bata passar a mistura numa peneira e continuar). Depois de acrescentar todo o leite, deixe ferver para engrossar, mexendo sempre. Depois de mais encorpado, coloque os demais ingredientes e por último os queijos. Prove, acerte o sal se for necessário e sirva com pães, cebolinha salpicada e um fio de azeite.

Sopa de Mandioquinha

Minha mãe sempre falou "batata salsa". Mudando para São Paulo, aprendi que aqui é "mandioquinha". Em outros lugares, é chamada de "batata-baroa".  Com qualquer nome, é uma delícia!

Esta receita é do site Panelinha, que adoro!  


Sopa de Mandioquinha


 Ingredientes

2 mandioquinhas (batata-baroa)
1/2 cebola
1 dente de alho
1/2 colher (sopa) de azeite
2 xícaras (chá) de água
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

1. Com o descascador de alimentos ou uma faquinha, descasque as mandioquinhas. Corte-as em rodelas grandes.

2. Sobre uma tábua, pique a cebola e o alho.

3. Leve uma panelinha ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite. Junte a cebola e refogue, mexendo sempre, até ficar transparente. Neste momento, junte o alho e misture por 1 minuto.

4. Acrescente as rodelas de mandioquinha, a água e misture novamente. Tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe cozinhar por 10 minutos ou até que a mandioquinha fique macia, desmanchando. Durante o cozimento, a panela deve ficar parcialmente tampada. Desligue o fogo.


5. Bata tudo com o mixer na própria panela, com cuidado para não se queimar. Se preferir, deixe esfriar um pouco, transfira para o liquidificador, coloque um pano de prato dobrado sobre a tampa, segure firme e bata até que fique uma sopa lisa. Verifique o sabor; se quiser, tempere com sal e pimenta-do-reino. Um fio de azeite também vai bem. Sirva quente.






sábado, 4 de julho de 2015

Macarrão na panela de pressão

Sabe quando a filha chega com 4 amigos de surpresa, para o almoço ou para a janta? Nada de pedir pizza ou outro lanche! Este macarrão é a solução! Fácil, rápido e delicioso! Criei a versão "gourmetizada" (detesto essa palavra) dele, para quem não é fã de carne moída: está no final da receita.

Macarrão na panela de pressão

Ingredientes: 

400 g de carne moída
1 lata de Pomarola (340 g )
4 latas (medida da de Pomarola) de água quente (mais 1 tablete de caldo de carne - opcional)
1 caixinha de creme de leite
1 pacote de macarrão tipo pene, rigatoni ou parafuso(500 g) 

Modo de Fazer: 
Frite a carne moída, na panela de pressão, temperando ao seu gosto (Ex: cebola, alho, sal...)
Coloque o restante dos ingredientes, misturando tudo muito bem (O macarrão é cru, mesmo!).
Feche a panela e leve ao fogo.
Guando começar a soltar vapor, espere 3 minutos e desligue o fogo.
Deixe a panela tampada até que todo o vapor saia sozinho.


Se quiser fazer um macarrão mais gostoso ainda, use mignon picadinho em vez de carne moída e molho Barilla de tomate, em vez do Pomarola.


Quibe de ricota (vegetariano)

Esta receita é da Cecília, minha coordenadora no São Luís. Ela leva de vez em quando no lanche no colégio, e todos amam! Não tem carne, mas você come jurando que tem. A receita rende MUITO - umas duas travessas médias ou uma grande!

Quibe de ricota

Ingredientes:

300 g de trigo para quibe
400 g de ricota fresca
7 cebolas médias bem picadas
2 colheres de sopa bem cheias de margarina (ou manteiga)
½ quilo de batata cozida e amassada
2 colheres de sopa rasas de sal
1 pacote de sopa de cebola
1 colher de orégano
salsinha e cebolinha a gosto
1 maço de hortelã picado
1 colher de chá rasa de pimenta síria moída

Modo de fazer:

Para a "massa":

Deixar o trigo de molho durante meia hora. Lavar bem e deixar escorrer toda água. Há pessoas que gostam de tirar toda a água, colocando o trigo em um pano de prato limpo, enrolando e apertando, para a água escoar.

Em uma tigela, colocar 4 cebolas picadas, misturando com o trigo, o orégano, as batatas amassadas e frias, a salsinha, a cebolinha, o sal e a hortelã.

Para o recheio:

Em uma panela, derreter a margarina, refogando as 3 cebolas restantes. Misturar a ricota e a pimenta síria, refogando bem, acrescentando a sopa de cebola, em seguida.

Untar uma assadeira de vidro tipo Marinex com azeite. Colocar parte da "massa". Colocar o recheio sobre a massa e cobrir com a que restou.

Quadricular o quibe todo com uma faca, da superfície até o fundo da assadeira. Regar com azeite e levar ao forno por mais ou menos uma hora e meia, numa temperatura de 180º. Abra o forno após uma hora para verificar se a superfície está crocante. Atenção para a última meia hora para não deixar queimar.



Bolo de Berinjela

Para fazer este bolo, eu fiquei preparando rodelas de berinjela de 3 formas diferentes, testando para ver qual fica melhor... rs  Fritei imersa em azeite, coloquei no forno e refoguei com pouco azeite. Esta última foi a melhor: as outras duas ficaram encharcadas ou duras. 

Esta receita é da revista "Prazeres da mesa", servida no restaurante Tenda Árabe, em Franca, SP. Rende muito! (Para quatro pessoas, meia receita dá e sobra!) 


Bolo de Berinjela

Ingredientes:

100 g de castanha de caju moída
100 g de uva-passa branca sem semente
100 g de uva-passa preta sem semente
4 colheres (sopa) de catchup
5 berinjelas médias
2 dentes de alho
1 pimentão vermelho grande
1 pimentão amarelo grande
1 cebola
sal e azeite a gosto

BERINJELA:

Corte-as em rodelas de 0,5 cm. Não afervente: ela é frita crua! Vá refogando-a em uma frigideira com pouco azeite, virando as rodelas aos poucos. Coloque-as em uma assadeira e só salpique sal (usei flor de sal) na hora de montar o bolo.

REFOGADO:
1. Corte os pimentões em cubinhos de 1 cm. (Elimine a parte branca interna, para não amargar.)
2. Pique bem a cebola, amasse o alho e refogue ambos no azeite.
3. Acrescente os pimentões e refogue, sem acrescentar água, até que fiquem macios.
4. Finalize com as uvas-passas, o ketchup e sal a gosto. Pode preparar de véspera, bem como a berinjela.

MONTAGEM:

Em uma forma redonda com furo, diâmetro de 25 cm, comece a montagem formando uma camada de refogado, depois uma de berinjela e outra de castanhas moídas. Repita as camadas até o término dos ingredientes. Aperte bem. Desenforme com cuidado. Pode fazer de véspera e deixar na geladeira até a hora de desenformar.

DICA: se a forma for daquelas com formato bonito, melhor! Esse bolo pode ser servido no almoço ou como antepasto, com pão italiano.



sexta-feira, 3 de julho de 2015

Bolo Branco

Este é famoso bolo "de nada". Ele não tem sabor (como laranja, chocolate etc.). Minto. Tem sabor de saudade. Era o que minha mãe mais fazia, e eu lambia a tigela com muito prazer! Fiz um dia desses para comer com manteiga e um café fresquinho. 

Bolo Branco

Ingredientes 

- 1 xícara de leite morno 
- 100 gramas de manteiga
- 3 ovos
- 2 e ½  xícaras de farinha de trigo 
- 2 xícaras de açúcar
- 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó

Misture os três primeiros ingredientes. Depois, coloque uma peneira por cima da vasilha e acrescente a farinha, o açúcar e o fermento. Pode bater à mão, mesmo, nem precisa de batedeira. A massa fica bem molinha. Coloque em forma untada e enfarinhada. Forno 180º por uns 40-50 minutos (até crescer - varia de acordo com o forno).


Spätzle

Spätzle significa "pardalzinho" em um dialeto alemão. É uma massinha que você vai derramando às colheradas em água fervente, e depois passa em muita manteiga. Ótima para acompanhar carnes ensopadas! Para quatro pessoas, eu faço o dobro da receita abaixo, e uso duas panelas ao mesmo tempo, para não demorar a fazer.

Spätzle

Ingredientes:

 1 ovo
 ½  xícaras de farinha de trigo
 3/4 xícara de água (coloque mais, se necessário)
 sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto
 2 colheres de sopa de manteiga derretida

Misture bem o ovo e a farinha. Junte a água e bata com um fouet até ficar uma massa bem lisa. Bata com força até fazer bolhas. Junte a manteiga derretida e os temperos. Misture até incorporar tudo.



Ferva água em uma panela funda. Despeje a massinha usando uma colher de sopa, aos poucos (umas cinco ou seis colheradas por vez). Assim que as massinhas boiarem na água fervente, recolha-as com uma escumadeira e reserve. Repita esta operação com toda a massa. Derreta manteiga em uma frigideira e refogue as massinhas aos poucos.


Boeuf Bourguignon

O nome é chique, né? Mas é apenas um "picadão". O aroma que se espalha na cozinha é muito bom! Se você não tiver o "buquê garni" (aqui em SP vendem uma trouxinha com ele pronto), é só colocar ervas finas, dessas de pacotinho, mesmo. Eu dou algumas sugestões de acompanhamento. Meu preferido é o spatzle- a receita vem a seguir!


Boeuf Bourguignon
Ingredientes

meio kg alcatra, coxão mole ou músculo (fiz com alcatra) 
250 ml vinho
1 cebola picada
1 cenoura em cubos 
2 dentes de alho
1 colher de sopa de farinha de trigo 
1 colher de sopa de catchup 
pimenta do reino 
100 g bacon em cubos 
1 bouquet garni (enrolar em um barbante tomilho, louro e salsa a gosto) 
Sal a gosto

Modo de preparo

Corte a carne em cubos grandes e tempere com sal e pimenta. Em uma frigideira, coloque o bacon e deixe dourar. Separe quando estiver bem sequinho. Na mesma frigideira, frite a carne até ficar dourada. Coloque-a na panela de pressão.

Na mesma frigideira utilizada para fazer o bacon e a carne, coloque os legumes picados e aqueça até que comecem a soltar líquido. Em seguida, sempre misturando, acrescente a farinha, o vinho tinto, o catchup, a pimenta do reino e, por último, o bouquet garni. Depois de ferver, jogue tudo na panela de pressão. Acrescente mais um copo d’água. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 25 minutos.

Retire os ingredientes da panela de pressão e passe para uma panela de ferro. Deixe cozinhar por mais 25 minutos em fogo baixo até reduzir o caldo. 

Acrescente os cogumelos (ver abaixo). O bacon pode ser servido junto ou à parte, caso não queira salgar muito.


COGUMELOS:

300g champignons cortados em quatro partes
Manteiga

Modo de preparo

Refogar os cogumelos  na manteiga.




Servir com macarrão penne ou rigatoni misturado com manteiga.
Pode também fazer cebolas caramelizadas e servir tudo com arroz e purê.

Cebolas caramelizadas:
        Mini cebolas
        2 colheres de sopa de manteiga, azeite, sal e açúcar

      Descasque as cebolas e coloque-as na panela para dourar na manteiga com um pouco de  azeite e uma pitada de sal.
      Acrescente a água e um pouco de açúcar, espere a água evaporar e o açúcar caramelizar, até que fiquem macias.

Bolo Prestígio

Este eu fazia na minha adolescência. Aliás, preciso fazer novamente! É trabalhoso, mas fácil. 



Bolo prestígio com cobertura

·         Bata no liquidificador os ovos, o óleo e o leite, por 3 minutos, ou até que a mistura fique esbranquiçada.
·         Reserve.
·         Em um recipiente, misture o açúcar, o trigo, o fermento, o chocolate e o coco ralado a gosto.
·         Junte à mistura do liquidificador, pouco a pouco, mexa até que a massa fique consistente.
·         Unte uma forma e despeje a massa.
·         Leve ao forno médio, pré-aquecido, por 30 a 40 minutos, ou até que ao enfiar um palito ele saia limpo.
·         Deixe esfriar, corte ao meio e reserve.
·         Calda:
·         Misture tudo e regue o bolo.
·         Recheio:
·         Leve tudo ao fogo até desgrudar do fundo, mas não deixe muito consistente.
·         Recheie o bolo.
·         Cubra com a parte de cima, faça uns furos com o garfo e regue com a calda.
·         Cobertura:
·         Leve ao fogo até engrossar.
·         Cubra o bolo.
·         Leve para gelar.
·         Bolo:
·         3 ovos
·         1/2 xícara (chá) de óleo
·         1 xícara (chá) de leite
·         1 xícara (chá) de açúcar
·         1 xícara (chá) de chocolate ou achocolatado.(O chocolate em pó deixa mais escuro)
·         2 xícaras de farinha de trigo
·         1 colher (sopa) de fermento
·         Coco ralado a gosto
·         Calda para molhar:
·         1 vidro de leite de coco
·         1 vidro de leite
·         3 colheres de sopa de açúcar
·         Recheio:
·         1 lata de leite condensado
·         1 colher de sopa de margarina
·         1 pacote de 100g de coco ralado
·         Cobertura:
·         3 colheres de sopa de margarina
·         8 colheres de sopa de açúcar
·         2 colheres de sopa de achocolatado

·         2 xícaras de leite


 

Colher de Sopa Template by Ipietoon Cute Blog Design